Os microrganismos nos programas e manuais escolares do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico português uri icon

resumo

  • A temática dos microrgansimos é de relevante importância, considerando o contributo destes seres vivos para o bem-estar humano e para a natureza de uma forma mais geral. A abordagem aos microrganismos nos programas e manuais escolares deve ser eficaz de forma a satisfazer a curiosidade das crianças e a contribuir para o aumento da sua literacia científica num mundo em constante mudança em que a biotecnologia está profundamente impregnada no nosso quotidiano. Neste estudo analisou-se a temática “microrganismos” nos programas nacionais e nos manuais escolares da área curricular de Estudo do Meio do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e da disciplina de Ciências da Natureza do 2º CEB do sistema de ensino português. Os resultados obtidos indicam que a abordagem ao tema no programa e manuais escolares do 1.º CEB é incompleta, ou praticamente inexistente, embora se tenham identificado vários conteúdos em que a temática poderia ser abordada. No 2.º CEB o tema surge de forma explícita mas incompleta, sendo os microrganismos abordados maioritariamente na sua ação negativa para o Homem e para o ambiente, sendo deixado para segundo plano o papel benéfico de muitos microrganismos, por exemplo, na produção de alimentos, no combate à doença e à poluição. O estudo evidenciou a necessidade de que a abordagem a estes seres vivos seja iniciada nos primeiros anos de escolaridade de forma a evitar o aparecimento futuro de potenciais obstáculos à aprendizagem e a promover o aumento da literacia científica das crianças.

data de publicação

  • janeiro 1, 2016