Gamificação: uma experiência pedagógica no Ensino Superior
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Visão geral
resumo
O Conceito de Gamificação, enquanto estratégia de ensino aprendizagem no Ensino
Superior, sustenta-se na ideia de que aprendizagem através do jogo favorece a motivação
e a autonomia dos estudantes. As oportunidades criadas pela gamification podem
constituir-se como experiências ricas e motivadoras e, consequentemente, como meios de
aprendizagens mais bem sucedidos, uma vez que os estudantes estão mais envolvidos na
ação.
A experiência pedagógica que se apresenta desenvolveu-se com uma turma de 23
alunos do 3º ano, do curso de Engenharia Informática, no âmbito da unidade curricular
de Gestão de Sistemas e Redes (GSR). O objetivo deste estudo centra-se na potenciação
da concentração, motivação e autonomização dos estudantes, face à aprendizagem dos
conteúdos em estudo. Quer a experiência quer o seu impacto foram avaliados com dois
objetivos principais.. Por um lado, permitir ao professor e à instituição compreenderem a
relevância de abordagens pedagógicas desta natureza. Adicionalmente, incluir os alunos
no desenvolvimento das experiências de aprendizagem. Trata-se de uma abordagem
metodológica que se inscreve nos princípios da investigação-ação.