Tecnologias digitais no ensino básico em Cabo Verde
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resumo
Em Cabo Verde a utilização das tecnologias digitais pelos professores em contexto educativo ainda é uma realidade recente. A integração dessas ferramentas no ensino e aprendizagem está sendo um grande desafio para os professores, porque esse processo não é uma tarefa fácil e exige deles muitas competências digitais e pedagógicas para o uso adequado desses equipamentos de modo que possam promover a aprendizagem nos seus educandos. Nos últimos anos foram desenvolvidos alguns projetos através dos quais o Governo teve a intenção de melhorar a qualidade do ensino através da utilização das tecnologias digitais na escola. Os projetos realizados centravam-se na inclusão da disciplina TIC no currículo, no apetrechamento das escolas e na formação dos docentes, beneficiando várias escolas, professores e alunos. Apesar das iniciativas desenvolvidas, ainda há muito por fazer, principalmente no ensino básico, uma vez que os projetos realizados abrangiam mais as escolas e os professores do ensino secundário. Por isso o principal objetivo deste trabalho é verificar como se encontra o processo de integração das tecnologias digitais no ensino básico em Cabo Verde, particularmente na cidade da Praia, bem como analisar se os professores do ensino básico utilizam essas ferramentas na sala de aula com os seus educandos. Os métodos qualitativo e quantitativo estão na base da pesquisa utilizando como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário online. Optou-se por esta abordagem metodológica com o objetivo de conhecer de uma forma detalhada a realidade dos professores quanto à utilização desses equipamentos nas suas práticas pedagógicas, por isso escolhemos o inquérito por questionário online com a intenção de recolher uma grande quantidade de opiniões dos professores acerca do uso desses equipamentos com os seus educandos. O instrumento de recolha de dados foi enviado por email ao público-alvo, obtendo-se uma amostra de 51 professores. Os resultados apontam que os professores do ensino básico da cidade da Praia não utilizam as tecnologias digitais devido à falta de equipamentos nas escolas, e quando existem são antigos e estão desatualizados, mas também por não possuírem formação adequada. Sendo assim, conclui-se que a integração das tecnologias digitais no ensino básico na cidade da Praia, em Cabo Verde, ainda é uma questão que deve merecer mais atenção por parte das entidades do Governo e do Ministério da Educação, nomeadamente procurarem soluções para dar resposta às necessidades de formação dos professores do ensino básico e apetrechar as salas de aula com equipamentos tecnológicos, incentivando assim os professores para a utilização educativa das tecnologias digitais com os seus alunos.
Em Cabo Verde a utilização das tecnologias digitais pelos professores em contexto educativo é uma realidade recente. Nos últimos anos foram desenvolvidos alguns projetos para melhorar a qualidade do ensino através da utilização das tecnologias digitais na escola, mas ainda há muito por fazer, principalmente no ensino básico. Assim, o principal objetivo deste trabalho é verificar como se encontra o processo de integração das tecnologias digitais no ensino básico na cidade da Praia, bem como analisar se os professores do ensino básico utilizam essas ferramentas nas suas práticas. Os métodos qualitativo e quantitativo orientam a pesquisa utilizando o inquérito por questionário online na recolha de dados. Os resultados apontam que os professores do ensino básico da cidade da Praia não utilizam as tecnologias digitais devido à falta de equipamentos nas escolas, e quando existem são antigos e estão desatualizados, mas também por não possuírem formação adequada.