Turismo de experiências da geração baby boomer nos cruzeiros do Douro
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a experiência turística do passageiro
de cruzeiros do Douro. Para concretizar o objetivo geral da investigação associaram-
se objetivos específicos em três momentos distintos da viagem – antes, durante e
após. Para o período que antecede a viagem propuseram-se os seguintes objetivos: i)
Analisar a organização/preparação da viagem; ii) Identificar os motivos da viagem; iii)
Identificar as expectativas da viagem. Para o momento – durante a viagem, definiram-
-se dois objetivos: i) Identificar as atividades realizadas; ii) Identificar os locais visitados.
Para o período pós viagem formularam-se três objetivos: i) Avaliar o grau de satisfação;
ii) Identificar as perceções positivas e negativas; iii) Analisar a intenção comportamental
(regressar e recomendar).
Assim, numa primeira fase será efetuada uma pesquisa bibliográfica sobre o turismo
de cruzeiros, o consumidor de cruzeiros e a experiência turística do consumidor de
cruzeiros. Posteriormente será construído um inquérito por questionário, considerando-
se as variáveis identificadas na revisão da literatura. A metodologia proposta para a
realização do trabalho assenta numa abordagem quantitativa, com o desenvolvimento
de um inquérito por questionário online. A amostra do estudo é a geração baby boomer,
mais concretamente o mercado americano e inglês de cruzeiros do Douro. Para a análise
dos dados vão ser utilizadas diversas técnicas estatísticas como, análise descritiva,
para uma primeira leitura dos dados, e análise bivariada e multivariada.
Com a presente investigação pretende-se contribuir para um melhor entendimento
e perceção da experiência turística da geração baby boomer de cruzeiros do Douro.