Turismo de experiências da geração baby boomer nos cruzeiros do Douro Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O presente estudo tem como objetivo analisar a experiência turística do passageiro de cruzeiros do Douro. Para concretizar o objetivo geral da investigação associaram- se objetivos específicos em três momentos distintos da viagem – antes, durante e após. Para o período que antecede a viagem propuseram-se os seguintes objetivos: i) Analisar a organização/preparação da viagem; ii) Identificar os motivos da viagem; iii) Identificar as expectativas da viagem. Para o momento – durante a viagem, definiram- -se dois objetivos: i) Identificar as atividades realizadas; ii) Identificar os locais visitados. Para o período pós viagem formularam-se três objetivos: i) Avaliar o grau de satisfação; ii) Identificar as perceções positivas e negativas; iii) Analisar a intenção comportamental (regressar e recomendar). Assim, numa primeira fase será efetuada uma pesquisa bibliográfica sobre o turismo de cruzeiros, o consumidor de cruzeiros e a experiência turística do consumidor de cruzeiros. Posteriormente será construído um inquérito por questionário, considerando- se as variáveis identificadas na revisão da literatura. A metodologia proposta para a realização do trabalho assenta numa abordagem quantitativa, com o desenvolvimento de um inquérito por questionário online. A amostra do estudo é a geração baby boomer, mais concretamente o mercado americano e inglês de cruzeiros do Douro. Para a análise dos dados vão ser utilizadas diversas técnicas estatísticas como, análise descritiva, para uma primeira leitura dos dados, e análise bivariada e multivariada. Com a presente investigação pretende-se contribuir para um melhor entendimento e perceção da experiência turística da geração baby boomer de cruzeiros do Douro.

data de publicação

  • janeiro 1, 2017