Controlo reprodutivo em ovelhas Awassi x Sarda
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
A sazonalidade reprodutiva condiciona a gestão e a rentabilidade das explorações ovinas. Neste sentido, o controlo da actividade reprodutiva permite ajustar os ciclos de produção às necessidades do mercado e à disponibilidade de mão-de-obra. Importa pois conhecer, o melhor possível, a fisiologia da reprodução dos ovinos com que se trabalha, de modo a poder-se estabelecer as melhores estratégias reprodutivas e produtivas.
Este trabalho teve como principal objectivo estudar a eficácia do protocolo hormonal – PGF2α + Progestagénios (6 dias) + eCG – sobre o controlo da actividade reprodutiva de ovelhas Awassi x Sarda, quando aplicado no mês de Maio. Simultaneamente procurou-se avaliar os efeitos da aplicação de um tratamento prévio com melatonina exógena e comparar a eficácia de dois progestagénios – FGA vs. MAP – e a via de administração da PGF2α – intramuscular vs. subcutânea.
Concluiu-se que o protocolo estudado foi eficaz no controlo da actividade reprodutiva das ovelhas Awassi x Sarda. A melatonina exógena foi eficaz na interrupção do anestro sazonal, mas não melhorou a resposta reprodutiva das ovelhas ao protocolo aplicado. Os efeitos de ambos os progestagénios foram muito positivos. O MAP apenas foi superior ao FGA na promoção da resposta ovárica. Por seu turno, a administração subcutânea de PGF2α apenas favoreceu a percentagem de ovelhas que formaram, pelo menos, um CL.