A afiliação a uma marca: retrato dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A hotelaria é um dos setores mais importantes na atividade turística em Portugal. Conhecer as características e especificidades das unidades hoteleiras a operar em Portugal é importante para todos aqueles que tomam decisões sobre o investimento neste setor. Conhecer a realidade da afiliação dos estabelecimentos hoteleiros portugueses a uma marca é também uma questão de muito interesse para os hoteleiros no apoio à tomada de decisões estratégicas. Com recurso à análise do universo dos estabelecimentos hoteleiros existentes em Portugal, é feita a sua caracterização quanto às especificidades, instalações e equipamentos. Em termos metodológicos estima-se um modelo de regressão logística que permite discutir a afiliação dos estabelecimentos hoteleiros portugueses a uma marca. Os resultados permitem concluir que pouco mais de um terço dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal são afiliados a uma marca, sendo esta afiliação mais frequente nas regiões mais turísticas. Os resultados permitem ainda verificar que os estabelecimentos hoteleiros afiliados possuem, em média, maior número de estrelas, maior capacidade e menor número de equipamentos que os estabelecimentos hoteleiros não afiliados.

data de publicação

  • janeiro 1, 2021