Qualidade do ensino na licenciatura em educação básica: Perspetivas dos/as estudantes
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resumo
A Licenciatura em Educação Básica (LEB) constitui uma etapa essencial no processo de formação
inicial dos/as professores/as e dos/as educadores/as, complementada pelo prosseguimento de estudos
para os mestrados profissionalizantes para o ensino. A avaliação dos cursos para acreditação, pelo
Conselho de Administração da Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior (A3ES),
tem sido uma exigência assumida pelas instituições do ensino superior (IES), envolvendo a participação ativa dos/as docentes e dos/as estudantes em processos de autoavaliação enquanto potenciais
geradores da melhoria da qualidade do ensino. Conscientes da necessidade de avaliação permanente do
curso, com esta comunicação as docentes da Comissão de Curso da LEB, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança (ESE-IPB) ainda em funções no ano letivo de 2018/2019,
pretendem divulgar a análise comparativa dos resultados do estudo que têm realizado nos últimos anos
letivos, relativamente à perceção dos/as estudantes do 3.º ano do curso da LEB, quanto ao ano que
frequentam e que inclui também os dois anos anteriores. A metodologia utilizada é predominantemente
qualitativa e procedemos à análise descritiva e comparativa de dados. O estudo pretende conhecer a
perceção dos/as estudantes num período compreendido entre os anos letivos 2016/2017 e 2018/2019.
Num primeiro momento do estudo, já publicado, centramo-nos na análise dos dados recolhidos no ano
letivo de 2016/2017. Num segundo momento, nos anos letivos de 2017/2018 e de 2018/2019, voltamos
a recorrer à aplicação do mesmo inquérito por questionário, enquanto instrumento de recolha de dados,
elaborado para o efeito, e com a intencionalidade de comparar os resultados obtidos. Com base nos dados já recolhidos podemos adiantar que os/as estudantes continuam a manifestar uma opinião positiva
quanto à organização do curso e manifestam uma opinião positiva dos professores/as, com particular
destaque para os principais resultados de aprendizagem percecionados e alcançados ao longo do curso.
Comparativamente, os/as estudantes manifestam uma atitude crítica, com propostas/sugestões que
suscitam a reflexão sobre a articulação e a melhoria das práticas docentes.
A Licenciatura em Educação Básica (LEB) constitui uma etapa essencial no processo de formação inicial dos/as professores/as e dos/as educadores/as, complementada pelo prosseguimento de estudos para os mestrados profissionalizantes para o ensino. A avaliação dos cursos para acreditação, pelo Conselho de Administração da Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior (A3ES) tem sido uma exigência assumida pelas instituições do ensino superior (IES), envolvendo a participação ativa dos/as docentes e dos/as estudantes em processos de autoavaliação enquanto potenciais geradores da melhoria da qualidade do ensino. Conscientes da necessidade de avaliação permanente do curso, com esta comunicação as docentes da Comissão de Curso da LEB, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança (ESE-IPB) ainda em funções no ano letivo de 2018/2019, pretendem divulgar a análise comparativa dos resultados do estudo que têm realizado nos últimos anos letivos, relativamente à perceção dos/as estudantes do 3.º ano do curso da LEB, quanto ao ano que frequentam e que inclui também os dois anos anteriores. A metodologia utilizada é predominantemente qualitativa e procedemos à análise descritiva e comparativa de dados. O estudo pretende conhecer a perceção dos/as estudantes num período compreendido entre os anos letivos 2016/2017 e 2018/2019. Num primeiro momento do estudo, já publicado, centramo-nos
na análise dos dados recolhidos no ano letivo de 2016/2017. Num segundo momento, nos anos letivos de 2017/2018 e de 2018/2019, voltamos a recorrer à aplicação do mesmo inquérito por questionário, enquanto instrumento de recolha de dados, elaborado para o efeito, e com a intencionalidade de comparar os resultados obtidos. Com base nos dados já recolhidos podemos adiantar que os/as estudantes continuam a manifestar uma opinião positiva quanto à organização do curso e manifestam uma opinião positiva dos professores/as, com particular destaque para os principais resultados de aprendizagem percecionados e alcançados ao longo do curso. Comparativamente, os/as estudantes manifestam uma atitude crítica, com propostas/sugestões que suscitam a reflexão sobre a articulação e a melhoria das práticas docentes.