Introdução: Nos últimos anos a Hidroginástica tem sofrido um aumento significativo no número de praticantes, sendo hoje em dia uma das actividades físicas com maior espectro de idades entre os praticantes que procuram entre outros, uma melhoria da condição física. É no entanto não raramente conotada pela população mais jovem como sendo uma aula para populações idosas, que não podendo fazer parte de uma outra actividade física com uma maior intensidade, optam pela Hidroginástica. Para mudar esta mentalidade é necessário que o professor não só conheça as populações com quem trabalha mas também os níveis de intensidade que pode aplicar a cada uma delas, e como controlar esses níveis de modo a não correrem o risco de sistematicamente promoverem intensidades abaixo da capacidade de muitos praticantes.
Objectivo: Aferir a influência do grupo etário nas respostas fisiológicas, durante a execução do exercício básico de Hidroginástica “Cavalo Marinho” com aumentos progressivos da cadência.
Métodos: Foram submetidos a um protocolo de incremento progressivo da cadência musical de 15 bpm enquanto realizavam o exercício básico de Hidroginástica “cavalo marinho” 37 indivíduos. Estes estavam divididos estavam separados em dois grupos amostrais, o Grupo Idosos, ou GI (n=19, 65,06±5,77 anos) e o Grupo Jovens Adultos, ou GJA (n=18, 22,16±2,63 anos). Entre cada patamar de 6 min eram avaliadas a Percepção Subjectiva de Esforço (PSE), frequência cardíaca (FC), concentração sanguínea de lactato (CSL) e consumo de oxigénio (VO2).
Resultados: Com o aumento da cadência musical verificou-se também em ambos os grupos o aumento de todas as variáveis, com coeficientes de determinação não inferiores a 0,67 à excepção da CSL (R2 > 0,30). Com os aumentos da cadência musical, houve influência do grupo etário na resposta da CSL, do VO2 e Dispêndio Energético (DE) (p<0,05).
Conclusão: Apesar de todas as variáveis aumentarem com os incrementos de cadência e desses aumentos serem todos diferentes entre os grupos estudados, essa diferença nem sempre é causada pelo grupo etário, como é o caso da PSE, da FC e do posteriormente calculado equivalente metabólico (MET).