Itinerários de aprendizagem profissional em Educação Social Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O presente trabalho propõe uma reflexão teórica sobre os processos de desenvolvimento profissional dos educadores sociais. Esta proposta afigura-se como uma primeira fase de um trabalho mais vasto que pressupõe a construção de instrumentos de recolha de dados que deem voz aos educadores sociais com o objetivo de perceber como se traçam os itinerários de desenvolvimento profissional, os aspetos identificados como fatores preponderantes na construção de uma identidade profissional própria e complementar de outras que caracterizam os profissionais que partilham espaços de intervenção. A construção desta reflexão teórica ocorre na intersecção de contributos e modelos conceptuais desenvolvidos em áreas profissionais dos domínios da educação, do cuidado e da literatura disponível sobre a profissionalidade da Educação Social. Neste processo, como resultados da análise da literatura consultada, destacam-se como áreas fundamentais a formação pós-graduada e contínua, a ligação a instituições de formação, nomeadamente no que diz respeito ao acolhimento de estagiários, a importância das associações profissionais e, para terminar, as questões éticas e deontológicas inerentes ao exercício profissional.

autores

  • Bergano, S.
  • Joana Salgado Baía
  • Ribeiro, Maria do Céu
  • Ana Fuertes
  • Gutiérrez-Provecho, Lourdes
  • Ribeiro, M.C.
  • Caso Fuertes, A. M.
  • Gutiérrez-Provecho, L

data de publicação

  • setembro 1, 2021