Alimentação sustentável: um estudo sobre as perceções de estudantes brasileiros e portugueses
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Já não se pode negar o impacte da ação humana na terra, o que justifica a necessidade de se formarem profissionais capazes de lidar com esta problemática. Neste contexto, a formação superior nas áreas da educação ambiental e da gestão ambiental podem ser consideradas uma mais-valia para a sociedade, devendo preparar os estudantes para lidar com questões do quotidiano que causam grandes impactes no planeta. Realça-se a alimentação como uma das principais causadoras de externalidades, ocasionando problemas como deflorestação, alto consumo de recursos, geração de resíduos, perda de biodiversidade, alterações climáticas, entre outros. Assim, diante da importância do tema justifica-se que a alimentação sustentável seja trabalhada no contexto curricular dos cursos das áreas ambientais. Este estudo, enquadra-se no âmbito do trabalho de conclusão de curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, através do programa de mobilidade académica celebrado entre o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Brasil e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal. Com o trabalho pretendeu-se conhecer as perceções de dois grupos de estudantes da área ambiental acerca de alguns aspetos relacionados com a alimentação sustentável. Participaram no estudo estudantes da Licenciatura em Educação Ambiental (N=23), do IPB e da Tecnologia em Gestão Ambiental (N=34), do IFAL. A metodologia de trabalho consistiu numa revisão de literatura e na recolha de dados através de um questionário baseado numa escala multi-itens. Através de 30 afirmações foi possível conhecer as percepções dos grupos amostrais. As questões concentraram-se em aspetos específicos sobre alimentação sustentável como o consumo de carne, uso de combustíveis fósseis, sazonalidade e plantio em monoculturas, uso de plástico, compostagem, consumo de recursos hídricos conceitos de economia socialmente justa e equidade social, entre outros. Embora, de uma forma geral, os resultados evidenciem que os estudantes são esclarecidos acerca desta temática, ainda é necessário, para que se atinja a literacia ambiental, um aumento do nível de compreensão das inter-relações ambientais relacionadas com a alimentação. Neste sentido, reforça-se a necessidade de investir na educação desses futuros profissionais para que sejam agentes de consciencialização para os impactos ambientais decorrentes da alimentação, pois, dessa forma, estarão a promover conhecimentos, atitudes e comportamentos sobre as inter-relações da alimentação com o ambiente.
Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education
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Costa, Juliana; Rodrigues, Maria José; Dias, Sheyla (2021). Alimentação sustentável: um estudo sobre as perceções de estudantes brasileiros e portugueses. In Carlos Teixeira; Vitor Gonçalves; Paula Odete Fernandes; Carla Sofia Araújo; Alexandra Soares Rodrigues (Eds.) III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de resumos. Bragança