Os sistemas de proteção solar cumprem um importante papel no controle seletivo de radiação solar no
ambiente interior, interferindo, portanto, no desempenho luminoso, térmico e energético das edificações.
Este trabalho tem como propósito estudar fatores que influenciam o aproveitamento da radiação solar
incidente em superfícies vidradas e como os estores elétricos podem atuar em momentos estratégicos,
com o propósito de potencializar este aproveitamento. A estratégia metodológica proposta envolve a
análise da relação entre valores de luminosidade, avaliados por sensores, comparada com valores de
radiação solar auferidos por uma estação meteorológica, com o intuito de obter uma correlação
proveitosa para operar pontos de ajuste mais favoráveis de abertura e fecho dos estores. A fim de poder
aplicar esses apuramentos, efetuou-se o desenvolvimento de um protótipo para controle automatizado
das funcionalidades de abertura e de fecho, por meio da integração de sensores, microcontrolador e todo
o sistema eletrónico e de lógica que assegura tais funcionalidades. Este protótipo foi idealizado para ser
compacto e de fácil instalação, podendo ser montado nas caixas de aparelhagem mais comuns de
interruptores.
Os sistemas de proteção solar cumprem um importante papel no controle seletivo de radiação solar no ambiente interior, afetando diretamente o desempenho luminoso, térmico e energético das edificações. Com a finalidade de obter um melhor aproveitamento da radiação solar, em parceria com a Techwelf foi efetuado um trabalho de desenvolvimento e investigação aplicada no sentido de obter os pontos de ajuste mais favoráveis (abertura e fecho automático dos estores) que permitem o melhor aproveitamento da radiação solar nas mais variadas condições e contextos. O estudo implicou a conceção e construção de várias soluções, nomeadamente para a recolha de dados e teste dos resultados, incluindo um protótipo para controlo automatizado dos estores.
Os sistemas de proteção solar cumprem um importante papel no controlo seletivo de radiação solar no ambiente interior, interferindo, portanto, no desempenho luminoso, térmico e energético das edificações. Este trabalho tem como propósito estudar fatores que influenciam o aproveitamento da radiação solar incidente em superfícies vidradas e como estores elétricos podem atuar em momentos estratégicos, com o propósito de potencializar este aproveitamento.
As estratégias metodológicas propostas envolvem analise da relação entre valores de luminosidade avaliados por sensores, comparados com valores de radiação solar auferidos por uma estação meteorológica, com o intuito de obter uma correlação proveitosa para operar pontos de ajuste mais favoráveis de abertura e de fecho dos estores.
A fim de poder aplicar esses apuramentos dá-se o desenvolvimento de um protótipo para controlo automatizado das funcionalidades de abertura e de fecho, por meio da integração de sensores, microcontrolador e todo o sistema eletrónico e de lógica que assegura tais funcionalidades. Este protótipo foi idealizado para ser compacto e de fácil instalação, podendo ser montado nas caixas de aparelhagem de interruptores mais comuns.