Prática desportiva e comportamentos sedentários em idade pré-escolar
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resumo
Sabendo-se que a prática de atividade física durante a infância pode influenciar o comportamento das crianças ao longo da sua vida, foi objetivo deste estudo caracterizar a prática desportiva, o transporte utilizado nas deslocações de e para o jardim-de-infância, as horas despendidas a ver televisão (TV) e a jogar videojogos (VJ) e as horas de sono de crianças do pré-escolar da cidade de Bragança. A amostra foi constituída por 122 crianças com idades entre 3-5 anos (4,21±0,68) de ambos os sexos (60 meninas, 62 meninos). Foi aplicado um questionário aos encarregados de educação sobre: comportamento sedentário (horas de TV e VJ à semana e ao fim de semana), horas de prática desportiva, transporte utilizado nas deslocações para a escola (ida e volta) e horas de sono do educando. Podemos referir que as crianças da nossa amostra cumpriram o recomendado em termos de horas de sono (9,85±1,06h; recomendado 9-10h). No entanto, as horas despendidas em atividade de ecrã estavam um pouco acima do aconselhado para estas idades à semana (2,27±0,96h; recomendado <2h) e muito acima ao fim de semana (3,48±1,57h). Na deslocação para o jardim-de-infância são utilizados preferencialmente veículos motorizados, deslocando-se apenas 13,10% e 16,40% das crianças de forma ativa, na ida e volta do jardim-de infância, respetivamente. Apenas 23,30% das crianças praticam alguma modalidade desportiva. Quando se comparou por sexos, verificou-se que as raparigas passaram mais tempo durante a semana a ver TV comparativamente aos rapazes (1,43±0,72 h vs. 1,19±0,58 h; p=0,04), o que se reflete num tempo total de atividades de ecrã também superior (2,44±1,03 h vs. 2,10±0,88 h; p=0,05). Concluindo, as crianças do pré-escolar da cidade de Bragança apresentaram um comportamento sedentário, passando muitas horas em atividades de ecrã e deslocaram-se principalmente de veículos motorizados de e para a escola. As raparigas apresentaram mais comportamentos sedentários que os rapazes, despendendo mais tempo a ver TV durante a semana. Sugerimos a necessidade de intervenções multidisciplinares para o desenvolvimento de um estilo de vida saudável desde a idade pré-escolar.