Gestão do conhecimento e empreendedorismo: inovação, marketing e competitividade empresarial Livro uri icon

resumo

  • Este livro pretende ser um contributo para o debate e reflexão de temas relativos ao empreendedorismo e à forma como é gerido o conhecimento nas organizações, visto como plataforma de sustentação da competitividade empresarial e do crescimento económico. Desta forma, é importante, analisar as dinâmicas geradoras de conhecimento entre empresas portuguesas e espanholas, medindo o grau de criatividade e inovação empresarial existente entre a Galiza e o Norte de Portugal. A obtenção dessa informação foi feita fazendo uso de questionários, dirigidos a pequenas e médias empresas do Norte de Portugal e a Região da Galiza. O objectivo foi medir o grau de aproveitamento do conhecimento gerado nas empresas, identificando as facilidades/ dificuldades sentidas no lançamento de novos negócios/produtos, medindo o esforço inovador na empresa, tipo de resultados que decorreram da inovação, bem como os recursos de suporte a essa mesma inovação. Os resultados que podem advir dos processos de tratamento e uso do conhecimento organizacional são apontados como vantagens competitivas significativas para as organizações. A economia mundial e mais especificamente, a economia ibérica, têm tudo a ganhar na captação de sinergias resultantes das várias parcerias que se podem estabelecer no âmbito da gestão do conhecimento gerado por ambos Países.

data de publicação

  • 2017