A Particularidade de um Olhar: Histórias e Relatos de um Contexto Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Convictos que a organização de toda a nossa experiência diária, resulta numa estruturação sobre a forma narrativa, onde criamos histórias, mitos, revelamos concepções, desejos, dificuldades e onde arranjamos por vezes, desculpas/razões para o fazer e não fazer, procedeu-se a uma pesquisa exploratória, através da recolha qualitativa de narrativas junto da população discente do Ensino Artístico Especializado da Música e Ensino Superior, com o objectivo de conhecer e identificar as suas perspectivas e percepções, no que concerne ao domínio da Formação Musical. A narrativa assumiu neste estudo de uma forma simultânea dois sentidos, um de carácter hermenêutico-epistemológico e um outro, como princípio metodológico, facto que permite que todas estas histórias/relatos, se tornem em uma forma de capturar a complexidade, especificidade e a interpelação dos fenómenos. A identificação de elementos significativos para estes estudantes, revelou-se fundamental para o estabelecimento de uma proximidade real com o domínio em estudo, favorecendo o conhecimento e aproximação das ideias, a experiência e as percepções. Da recolha, codificação e análise de todos os relatos, resultou a definição de duas dimensões organizadoras: uma focalizada no estudante e uma outra focalizada na unidade curricular. Da análise dos dados, foi possível apurar que para além da evidência clara e unânime da importância do domínio em estudo na formação e construção profissional de um músico, existem indicadores relevantes no que concerne às crenças, dificuldades e métodos de ensino, que devem representar um motivo de reflexão, sobre as concepções, práticas e recursos existentes neste domínio.

data de publicação

  • janeiro 1, 2015